RACING GUIMARÃES

Tudo sobre as provas Oficiais de Automobilismo em Guimarães e muito mais!
 
InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarGruposMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 SÉBASTIEN LOEB

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
avatar


MensagemAssunto: SÉBASTIEN LOEB   Sab Jan 28 2017, 18:03

SÉBASTIEN LOEB
Sébastien Loeb (Haguenau, Alsácia, 26 de Fevereiro de 1974) é um piloto francês de rali, vencedor do Campeonato Mundial de Rali de 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012 sempre pela Citroën e com o navegador Daniel Elena. Loeb detém o recorde de ter vencido onze ralis mundiais em 2008 e é o piloto que possui o maior número de vitórias (com 60) na história do WRC. Ele é também bicampeão da Corrida dos Campeões, depois de levar para casa o Henri Toivonen Memorial Trophy e o título de "Campeão dos Campeões" em 2003 e 2005. Em 2004, ele venceu a Copa das Nações para a França com Jean Alesi.
Ficou famosa a vitória de Loeb no campeonato de 2006, em que, por ter fraturado o úmero direito num acidente de BTT perto de sua casa na Suíça, não pôde participar nas últimas provas do campeonato, mas a grande vantagem pontual que detinha face ao segundo classificado, Marcus Grönholm, permitiu-lhe vencê-lo. Ele recebeu a notícia em casa via um vídeo da Internet. Devido à diferença de fuso horário, ele comemorou com um café da manhã ao invés do tradicional champagne, achando toda essa experiência "muito estranha".
 
ESTREIA
Loeb nasceu em Haguenau. Ele cresceu em Oberhoffen-sur-Moder querendo se tornar um ginasta/acrobata, mas ao invés disso, mudou seu interesse quando adulto para piloto de corridas de carros de rally. Em 1998, ele começou entrando em eventos da série de Troféus Citroën Saxo francesa, ganhando o título em 1999. Guy Fréquelin, da Equipe Principal de Desportos da Citroën, serviria como mentor de Loeb para que entrasse no Campeonato Mundial de Rali Júnior, que ele conquistou em 2001. Durante esse tempo, ele foi também liberado para participar em vários eventos do Campeonato Mundial de Rali em um Citroën Xsara WRC, onde em Sanremo ele surpreendentemente perseguiu o Peugeot do vencedor e experiente Gilles Panizzi até o final da corrida.
Em 2002 seria a primeira participação em uma temporada completa de Loeb com a Citroën. Ele venceu o Rali da Alemanha, o primeiro evento de sua carreira, embora em estrada ele também venceu a corrida de abertura da temporada no Rali de Monte Carlo. Sua vitória foi retirada por uma penalidade de tempo controversa depois da última etapa e que deu vitória para o segundo colocado Tommi Mäkinen. Em 2003, Loeb venceu três eventos da WRC antes de perder para Petter Solberg no Rali da Grã-Bretanha no País de Gales e também perder o campeonato para Solberg por apenas um ponto.
 
CAMPEÃO MUNDIAL (2004)
Em 2004, Loeb dominou a cena do WRC de maneira semelhante a que Michael Schumacher dominou a Fórmula 1 de 2000 a 2004, ao vencer seis eventos e conquistar muitos pódios em outros eventos que certamente lhe deram o título de pilotos. Ele foi também o responsável pelo segundo título de construtores para a Citroën.
Originalmente conhecido como um especialista no concreto asfáltico, 2004 foi o ano em que ele mostrou ao mundo suas outras qualidades. Ele venceu o Rali da Suécia de Uddeholm, tornando-se o primeiro não-escandinavo a vencer o evento. Ele venceu muitos outros ralis como o Rally Telstra da Austrália e o Rallye Automobile Monte Carlo. As seis vitórias de Loeb no WRC fizeram com que ele igualasse o recorde de vitórias em uma temporada do companheiro francês Didier Auriol, que venceu seis eventos em 1990.
 
UMA TEMPORADA DE RECORDES (2005)
Em 2005, com a vitória na nona etapa (Rali da Argentina), Loeb se tornou o primeiro a vencer seis ralis consecutivos e o primeiro a vencer sete em uma temporada, tendo já vencido a etapa de abertura do Rallye Automobile Monte Carlo. Ele conquistaria o título da temporada quando liderava o rally britânico no País de Gales, mas após ser anunciado o cancelamento das duas últimas etapas do rali devido à morte de Michael Park em um acidente na etapa 15, Loeb deliberadamente incorreu em uma punição de dois minutos, o que o deixou com o terceiro lugar e impediu que ele levasse o título.
Ele venceu todas as doze etapas do Rallye de France em 2005, um outro recorde, pois foi a primeira vez que um piloto venceu todas as etapas de um rali da WRC. Esta foi a sua nona vitória no ano e com a vitória do Rali da Catalunha na Espanha fez seu número de 10 vitórias em 2005, bater o seu (e de Didier Auriol) próprio recorde de seis vitórias em uma só temporada.
Em 2005, ele também participou das 24 Horas de Le Mans na equipe de Pescarolo n° 17. Segundo notícias, Loeb se preparou para a corrida treinando no circuito de vídeo game da Sony PlayStation 2 Gran Turismo 4 a bordo de um jato particular. Na corrida seu carro teve vários problemas, mas Loeb provou poder dirigir rapidamente na sua primeira corrida em circuito fechado.
Finalmente, ele também ganhou o título individual de Campeão dos Campeões em 2005 na Corrida dos Campeões.
 
LE PATRON (2006)
A matriz da Citroën, a PSA Peugeot Citroën, retirou as duas companhias do WRC no fim de 2005, mas a Citroën tem planos de voltar em 2007 com o Citroën C4 WRC, um projeto ao qual Loeb estará intimamente ligado. Ele planeja se juntar à equipe da fábrica sediada em Versalhes em 2007.
Enquanto isso, ele se 'aventurou' na Kronos Citroën. Apesar de dirigir um carro no término de seu potencial, ele mostrou ainda que era Le Patron (o Chefe), dominando a temporada e ganhando o terceiro título com o Xsara.
A primeira vitória daquela temporada surgiu no Rally Corona no México e o colocou na liderança, que nunca mais seria perdida, do campeonato. Conseguiu uma série de cinco vitórias consecutivas que o deixaram próximo do recorde de vitórias individuais de ralis, que pertencia a Carlos Sainz com o número de 26 vitórias, e que ele finalmente ele igualou em agosto com a sexta vitória do ano na Alemanha. Com sua outra vitória no Japão, o recorde mundial de 27 vitórias passou a ser dele. Sua vitória no Chipre colocou-o bem próximo de obter seu terceiro e consecutivo título do Campeonato Mundial de Rali, o que acabou se concretizando devido na etapa da Austrália, o segundo colocado na competição, Marcus Grönholm, não ter conseguido fazer muitos pontos.
Loeb terminou em segundo lugar na classificação geral das 24 Horas de Le Mans de 2006, em um Pescarolo-Judd.
 
2007
Em 2007, Sébastien Loeb é novamente o piloto oficial da Citroën, com o novo Citroën C4 WRC. Ele venceu o Rali de Monte Carlo, a primeira corrida do novo C4. Com o terceiro lugar obtido no Rali da Grã-Bretanha, no País de Gales, Loeb garantiu seu quarto título mundial consecutivo. Loeb chegou a testar um carro de Formula 1.
 
2008
Com onze vitórias em 2008, conduzindo ainda o Citroën C4 WRC, Sébastien Loeb e seu co-piloto Daniel Elena sagram-se campeões mundiais pela quinta vez consecutiva, um recorde na disciplina.
 
OUTRAS CORRIDAS
WORLD TOURING CAR CHAMPIONSHIP
Em junho de 2013, foi confirmado que Citroën foram para entrar no FIA Touring Car Championship Mundial em 2014, com Loeb dirigindo um dos carros suportados fábrica construída para novo para 2014 regulamentos. [55] Ele tem uma parceria com (a partir de 2013) 4 vezes campeão do WTCC, 10 vezes campeão de corrida de gelo e colega francês Yvan Muller, José María López e Ma Qing Hua . Em sua primeira temporada completa em corridas de circuito, Loeb venceu duas corridas e marcou seis pódios em seu caminho para o terceiro lugar no campeonato atrás do campeão surpresa Lopez e vice-campeão Muller.
 
CARROS DESPORTIVOS LE MANS
Como sua estatura WRC cresceu, Loeb começou a participar de corridas de estrada eventos e testes. Ele competiu pela primeira vez nas 24 Horas de Le Mans corrida de carros desporto em 2005, quando ele dirigia para a Pescarolo Sport entrada No. 17 da equipa. Alegadamente Loeb fez grande parte de sua preparação para a corrida, executando voltas de treino ao redor do circuito na Sony PlayStation 2 vídeo game Gran Turismo 4 a bordo de um jato particular. [57] Na corrida o carro foi atormentada por incidentes, mas Loeb provou ser capaz de dirigir rápido para sua primeira corrida em uma pista fechada. Loeb terminou em segundo lugar geral nas 24 Horas de Le Mans 2006 em um Pescarolo- Judd , entre os dois Diesel -powered Audi R10 .
Tempo livre em sua agenda WRC lhe permite correr no Campeonato GT francesa (FFSA GT), onde ele dirigiu um Ferrari 550 Prodrive e uma GT3-RSR Porsche 911, bem como na Carrera Cup francesa onde obteve top-10 termina. Para 2012 Loeb lançado Sébastien Loeb competência que concorre em FFSA GT e o European Le Mans Series . Loeb levou para sua própria equipa no Circuito de Pau na Carrera Cup francês e venceu a corrida.
 
X GAMES
Em julho de 2012, Loeb estreou nos X Games em Los Angeles (X Games XVIII), de frente para seu antigo rival Marcus Grönholm . Grönholm foi hospitalizado devido a um acidente na prática, e Loeb ganhou o rallycross medalha de ouro da categoria bem à frente de Ken Block, que foi prejudicado por metade do caminho para a linha de chegada por um furo.
 
FORMULA 1
Loeb teve um número de Fórmula testes. Ele primeiro testado para a Renault F1 em Paul Ricard em dezembro de 2007, em um interruptor que viu Heikki Kovalainen carro WRC teste de Loeb. Red Bull , que se tornou um dos principais patrocinadores da equipe de fábrica da Citroën durante a temporada de 2008, recompensado Loeb para ganhar o WRC com um Fórmula de teste na Red Bull Racing 2008-spec 's Red Bull RB4 . Ele primeiro levou o carro em Silverstone, em seguida, participou no primeiro teste de Inverno oficial de Fórmula Um em Barcelona. Loeb foi o oitavo mais rápido de 17 motoristas.
Loeb continuou a definir suas vistas em um interruptor para Formula One em 2009. Na sequência de histórias que também francês Sébastien Bourdais estava sob ameaça na Toro Rosso, Loeb ao jornal francês L'Équipe que ele estava interessado em substituir Bourdais na Red Bull - equipe apoiada. [64] Tinha a intenção de fazer sua estreia F1 no 2009 Abu Dhabi Grand Prix, que teve lugar em Novembro, após a temporada de WRC terminou, com vista a fazer a mudança em tempo integral para 2010. No entanto, este plano foi sabotado quando ele não foi concedido um FIA Super Licença, tornando-o inelegível para correr na F1 no futuro próximo, como ele não tinha feito corridas de circuito suficiente em níveis mais baixos. [66] Ele também tinha estado em contacto com o F1 Team US sobre uma possível unidade para 2010.
Loeb também participou de um funcionário GP2 Series sessão de testes após a temporada de 2009, quando ele dirigia para o David Price Racing equipe, terminando em último dos 25 pilotos.
 
FIA GT SERIES / PORSCHE SUPERCUP [ EDITAR ]
Loeb participou do FIA GT Series temporada de 2013, dirigindo para Sébastien Loeb Racing, que entrou duas McLaren MP4-12C carros. Loeb emparelhado com motorista Português Álvaro Parente em um dos carros, enquanto o francês Mike Parisy e austríaco Andreas Zuber estavam a par de pilotos para o outro carro Sébastien Loeb Racing. Loeb e Parente teve um total de três vitórias corrida de qualificação e uma vitória no campeonato de corrida em seu caminho para o quarto lugar geral na temporada. Uma série de problemas de confiabilidade e incidentes de corrida impediu o par de marcar mais vitórias.
Loeb também participou de duas corridas da Porsche Supercup temporada de 2013 no famoso Circuito da Catalunha e Circuit de Monaco circuitos, ambos os eventos que estão sendo realizadas como as corridas da categoria de suporte para a temporada de 2013 da Formula 1 Loeb terminou em 11º na Espanha e 16º em Mônaco.
 
FIA CAMPEONATO MUNDIAL DE RALLYCROSS
Em 29 de fevereiro de 2016 foi oficialmente revelado que Loeb vai se juntar a fábrica apoiado sueco Team Peugeot-Hansen para participar em todas as 12 rodadas do 2016 FIA World Championship Rallycross, juntamente com seu companheiro de equipe sueca Timmy Hansen. Em 2 de outubro, Loeb levou a sua primeira vitória na rodada letonia do campeonato mundial. Com quatro pódios e seis 5s superiores, ele terminou em quinto nos Supercars controladores de classe classificação.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
SÉBASTIEN LOEB
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
RACING GUIMARÃES :: COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS :: WRC :: PILOTOS-
Ir para: