RACING GUIMARÃES

Tudo sobre as provas Oficiais de Automobilismo em Guimarães e muito mais!
 
InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarGruposMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 TOMMI MÄKINEN

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
avatar


MensagemAssunto: TOMMI MÄKINEN   Sab Jan 28 2017, 18:05

TOMMI MÄKINEN
 
Tommi Antero Mäkinen (Puuppola, Finlândia, 26 de Junho de 1964) é um ex-piloto finlandês de ralis.
Mäkinen é um dos mais prestigiados condutores de rali de todos os tempos, sendo primeiro em títulos (4), empatado com Juha Kankkunen e Sébastien Loeb, e quinto em vitórias (24).
 
CARREIRA
Foi vencedor do Campeonato Mundial de Rali (WRC) por quatro vezes consecutivas em 1996, 1997, 1998 e 1999, e em todas as ocasiões conduzindo um Ralliart Mitsubishi Lancer Evolution. Venceu também em 2000 a Corrida dos Campeões. Dos navegadores de Tommi destacam-se os compatriotas Seppo Harjanne e Risto Mannisenmäki, o último se aposentou com Mäkinen tendo acompanhado também o campeão de 1985, o 'Finlandês Voador' Timo Salonen.
A primeira vitória de Mäkinen foi em 1994, no Rali dos 1000 Lagos (agora designado de Neste Rally Finland), ao volante de um Ford Escort RS Cosworth. A Mitsubishi tinha oferecido um bom contrato a Mäkinen, com o novo Lancer Evolution para a época seguinte, no qual se tornaria numa relação duradoura. Com uma vitória no Rali Safari em 1996, provou o seu valor e no final da temporada na Austrália conseguiu o tão desejado título, distante do seu rival de sempre Colin McRae.
Em 2000, não conseguiu revalidar o título obtido na temporada anterior. Nesse ano a Mitsubishi produziu a "Tommi Mäkinen edition", uma versão de estrada do Lancer Evolution VI. Este carro tinha uma dianteira diferente do Evo VI, e alguns modelos dispunham de uma pintura vermelha e branca, tornando um verdadeiro carro de Tommi. Manteve-se na Mitsubishi até ao final da temporada de 2001, tendo quase posto fim à carreira do seu co-piloto Mannisenmäki, quando no Rali da Córsega bateram violentamente, e o seu navegador acabou por fracturar a coluna vertebral.
A mudança para a Subaru trouxe-lhe mais uma vitória, em 2002 em Monte Carlo, após um empolgante duelo com o talentoso e emergente Sébastien Loeb, que acabaria desclassificado, devido a uma troca ilegal de pneus antes da partida para a terceira e última etapa. Mas depois, a sua forma nunca mais seria a mesma, o que não lhe permitiu ganhar mais nenhum título.
Retirou-se dos ralis no final de 2003, com um 3º lugar no Rali da Grã-Bretanha desse ano.
 
REGISTOS NO CAMPEONATO MUNDIAL DE RALI
ANOS DE ATIVIDADE – 1987 – 2003
EQUIPAS - NISSAN, MITSUBISHI, SUBARU WORLD RALLY TEAM
RALIS MUNDIAIS – 139
CAMPEONATOS – 4 (1996, 1997, 1998, 1999)
VITÓRIAS – 24
PÓDIOS – 45
VITÓRIAS EM ETAPAS – 362
PONTOS – 544
PRIMEIRO RALI NO MUNDIAL – 1987 RALI DA FINLÂNDIA
PRIMEIRA VITÓRIA – 1994 RALI DA FINLÂNDIA
ÚLTIMA VITÓRIA – 2002 RALI DE MONTE CARLO
ÚLTIMO RALI NO MUNDIAL – 2003 RALI DA GRÃ-BRETANHA
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
TOMMI MÄKINEN
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
RACING GUIMARÃES :: COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS :: WRC :: PILOTOS-
Ir para: