RACING GUIMARÃES

Tudo sobre as provas Oficiais de Automobilismo em Guimarães e muito mais!
 
InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarGruposMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 JUHA KANKKUNEN

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
avatar


MensagemAssunto: JUHA KANKKUNEN   Sab Jan 28 2017, 18:07

JUHA KANKKUNEN
 
Juha Matti Pellervo Kankkunen (Laukaa, 22 de Abril de 1959) foi um piloto de ralis finlandês tetra-campeão do Campeonato Mundial de Rali (WRC).
Juha fez nome principalmente como piloto de carros de rali. Ajudado parcialmente pelo seu recorde de 23 vitórias. Foi para a Peugeot em 1986, entre 1987 e 1991 guiou um Lancia e em 1993 mudou-se para a Toyota, foram estas quatro marcas que lhe deram os quatro títulos mundiais.
Pilotos como Sébastien Loeb, Carlos Sainz e Colin McRae quebraram o marco estabelecido por Kankkunen no número de vitórias em ralis. Contudo apenas o seu compatriota e antigo tetra-campeão mundial Tommi Mäkinen teve o tetra-campeão assim com Sébastien Loeb, de vitórias de campeonatos durante a sua carreira.
Retirou-se em 2002, de seguida anunciou a sua intenção de dedicar-se à política, seguindo a mesma carreira do seu
compatriota Ari Vatanen.
Desde 2007 Kankkunen detém o Recorde do Mundo de Velocidade em gelo ao volante de um Bentley Continental.


CARREIRA
Kankkunen cresceu na quinta da sua família perto de Jyväskylä, e aos sete anos já tinha conduzido o carro dos pais e um tractor.
De 1983 a 1985, guiou um Toyota Celica Twincam Turbo TA64, um motor que levou-o a ganhar o primeiro Rali Safari em 1985 na sua primeira participação, e com as hipóteses dele na bolsa de apostas de 100 para 1. Foi uma demonstração de competência e excelente condução que lhe permitiram dominar em 1985 o mundial de construtores e de pilotos, conseguindo na época seguinte o tão desejado título mundial – apesar de uma distracção evidente que fez com que o seu rival Henri Toivonen da Lancia, tivesse um grave acidente quando liderava no Rali da Córsega.
Após vencer duas vezes consecutivas o título mundial e mudar-se para a equipa italiana da Lancia em 1987, teve dificuldade em aceitar as ordens do chefe de equipa devido ao "Herói italiano num carro italiano", Massimo Biasion (fez a sua primeira aparição com a equipa no Rali de Monte Carlo).
Na estreia de um Toyota Celica GT-Four ST165 no Rali da Córsega, teve de esperar pela época seguinte em 1989, pelo Rali da Austrália para ter a sua primeira vitória com o Celica. Em 1991 tornou-se no primeiro homem a conseguir três títulos mundiais, desde a inauguração do WRC em 1973.
Em 1993 mudou-se para a Toyota, acabando na época anterior atrás do segundo lugar de Carlos Sainz, com a Toyota conseguiu o quarto título mundial, apesar de a meio da época ter sido substituído por duas vezes o seu co-piloto, com o seu primeiro co-piloto Juha Piironen a sofrer um ataque. Kankkunen ganhou o Rali da Argentina em 1993 com o seu novo co-piloto Nicky Grist. No Rali dos 1000 Lagos da Finlândia fez dupla com o francês Denis Giraudet. Com cinco vitórias, e duas outras do seu companheiro de equipa, a Toyota com o Celica GT-Four ST185 ganhou o mundial de construtores, o primeiro para a marca japonesa.
Em 1994, Kankkunen ganhou o Rali de Portugal com o ST185, e terminou em segundo no Rali da Austrália, na primeira aparição do ST205.

Infelizmente para Kankkunen, a relação com o ST205 não correu muito bem, quando em 1995 a Toyota foi considerada culpada pela implementação ilegal de um peça no turbo nos carros da marca japonesa. Max Mosley da FIA, acabou por declarar que a equipa japonesa estava banida das competições até 1997.
Kankkunen foi também piloto da Subaru e Hyundai, tendo ganhos dois ralis (Argentina e Finlândia) ao volante de um Subaru Impreza.

Foi também vencedor do famoso Rali Dakar em 1988. Venceu igualmente em 1988 e 1991 a Corrida dos Campeões.


REGISTOS NO CAMPEONATO MUNDIAL DE RALI
ANOS DE ATIVIDADE – 1979 – 2002
EQUIPAS – TOYOTA, PEUGEOT, LANCIA, FORD, SUBARU, HYUNDAI
RALIS MUNDIAIS – 161
CAMPEONATOS – 4
VITÓRIAS – 23
PÓDIOS – 75
VITÓRIAS EM ETAPAS – 700
PONTOS – 1136
PRIMEIRO RALI NO MUNDIAL – 1979 1000 LAKES RALLY
PRIMEIRA VITÓRIA – 1985 RALI SAFARI
ÚLTIMA VITÓRIA – 1999 RALI DA FINLÂNDIA
ÚLTIMO RALI NO MUNDIAL – 2002 RALI DA GRÃ-BRETANHA
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
JUHA KANKKUNEN
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» navegar KTM

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
RACING GUIMARÃES :: COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS :: WRC :: PILOTOS-
Ir para: