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 ARMINDO ARAÚJO

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MensagemAssunto: ARMINDO ARAÚJO   Seg Jan 30 2017, 20:03

ARMINDO ARAÚJO
 
Armindo Araújo (Santo Tirso, 1 de Setembro de 1977) é um piloto português de ralis que participa atualmente no Production Car World Rally Championship, campeonato que integra o Campeonato do Mundo de Ralis. Os primeiros passos de Armindo Araújo no mundo das competições motorizadas deram-se das motas, tendo participado em campeonatos e troféus nacionais de Enduro. As suas melhores classificações foram em 1995, sagrando-se vice-campeão de Enduro na classe 50cc e em 1999 quando venceu o Troféu KTM 250cc, disputado com motas daquele fabricante austríaco.
 
BIOGRAFIA
A sua primeira participação num rali foi feita em gênero de brincadeira, quando alugou um Renault Clio 16v para participar no Rali Montelongo do ano 2000. A prova que devia ser uma mera incursão singular pelo mundo das quatro rodas tornou-se no início de uma carreira recheada de êxitos. Após um primeiro rali onde quase venceu à geral, optou por prosseguir no Campeonato Nacional de Iniciados, que acabou por ganhar no ano de estreia!
Findo esse vitorioso e surpreendente primeiro ano, Armindo Araújo dá o salto para o campeonato dos consagrados para participar no Troféu Saxo. Antes ainda de iniciar o troféu, o piloto de Santo Tirso participou no TAP Rali de Portugal que ficou marcado por terríveis condições meteorológicas. Em troços inundados de água e lama, e com um carro com apenas duas rodas motrizes, Armindo Araújo chegou a liderar sozinho a categoria vindo a desistir ingloriamente numa ligação com problemas elétricos.
O ano de 2001 não podia começar melhor no que diz respeito ao Troféu Saxo com uma vitória no primeiro rali do ano, o Rali Futebol Clube do Porto. Após cinco vitórias e dois segundos lugares, Armindo Araújo leva para casa o primeiro lugar no troféu, o seu segundo título em dois anos de carreira!
Em jeito de recompensa pela ainda curta e vitoriosa carreira e ainda pela conquista do Troféu Saxo, a equipa oficial do importador português da Citroen oferece-lhe o lugar na sua equipa para pilotar o Citroen Saxo S1600 em 2002 e nas épocas seguintes. Logo no primeiro ano viria a conquistar o campeonato relativo a carros com duas rodas motrizes, tendo ficado ainda no terceiro lugar do campeonato absoluto.
Em 2003, e com a proibição dos World Rally Cars no campeonato português, foi a oportunidade ideal para atacar e conquistar o campeonato nacional, e assim foi. Na sua primeira real tentativa de o fazer, Armindo Araújo sagra-se campeão nacional de ralis e vencedor também das duas rodas motrizes, títulos que viria a conquistar novamente em 2004, na sua última época com a Citroen.
Terminada a colaboração com a Citroen no final de 2004, Armindo Araújo transita para a Mitsubishi numa pouco comum transferência no panorama dos ralis portugueses e que se viria a tornar numa vitoriosa colaboração entre o piloto e a marca nipônica Em 2005 e 2006 volta a sagrar-se campeão nacional de ralis, tendo em 2006 inclusive ganho o PT Rali de Portugal contra uma representação estrangeira relevante, naquela que foi umas das suas vitórias mais relevantes.
Após quatro anos de conquistas no campeonato principal, e após sete épocas de vitórias em Portugal em 2007 Armindo Araújo deu o salto para os palcos internacionais com a participação no Production Car World Rally Championship, campeonato integrado no Campeonato do Mundo mas apenas para carro de grupo N. A época de 2007 não foi das mais positivas para o piloto, muitos azares e desistências não permitiram ao piloto luso ficar além do décimo quinto lugar final no campeonato. A segunda época no PWRC mostrou-se bem mais positiva que a primeira, pois o piloto de Santo Tirso terminou todas as provas classificado, sendo que só em duas delas ficou fora dos pontos, tendo terminado o ano num bem melhor oitavo lugar final.
Em 2009, Armindo Araújo voltou a apostar numa terceira época no PWRC, e ao fim de três anos as vitórias finalmente apareceram e logo no Rali de Portugal. Embora não tenha alcançado mais nenhuma vitória, no fim do ano todo o esforço de três anos foi recompensado com o título do PWRC, 14 anos depois de outro português, Rui Madeira, ter alcançado esse feito. No ano seguinte, e sem alternativas consistentes, o piloto luso apostou na renovação do título do PWRC que viria a conseguir, sendo o primeiro piloto a bisar neste campeonato.
Finda a época de 2010 e após conquista de novo título tinha chegado a altura de dar o passo seguinte na carreira. Após longas negociações com os seus patrocinadores, Armindo Araújo reuniu apoios para enfrentar a época de 2011 com o novo Mini Countryman WRC, num programa de provas limitado e através de uma equipa italiana semi-oficial, a Motorsport Itália. O ano revelou-se modesto em termos de resultados, sendo que o principal objetivo do piloto passava pela adaptação ao carro. Em 2012 a aposta repete-se mas num programa mais alargado de provas, quiçá todo o campeonato, para assim poder evoluir ainda mais e por em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de 2011 e ao longo das provas de 2012.
A 16 de agosto de 2012, a Motorsport Itália confirmou em comunicado oficial a troca de pilotos na equipa, saindo Armindo Araújo e entrando Chris Atkinson.
 
PALMARÉS DE ARMINDO ARAÚJO [2000-2011]
20001º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS PROMOÇÃO - CONDUTORES
1º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS PROMOÇÃO - CONDUTORES TURISMO
20017º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS - PILOTOS TURISMO
4º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS - PILOTOS TURISMO/PRODUÇÃO ATÉ 1600 CC
1º TROFÉU SAXO/RALLYE TOTAL
20023º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS - CONDUTORES ABSOLUTO
4º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS - CONDUTORES TURISMO
1º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS - CONDUTORES TURISMO/PRODUÇÃO ATÉ 1600 CC
20031º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS - CONDUTORES ABSOLUTO
1º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS - CONDUTORES TURISMO
1º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS - CONDUTORES TURISMO/PRODUÇÃO ATÉ 1600 CC
2º FIA EUROPEAN RALLY CUP FOR DRIVERS - WEST
20041º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS - CONDUTORES ABSOLUTO
1º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS - CONDUTORES TURISMO
1º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS - CONDUTORES TURISMO/PRODUÇÃO ATÉ 1600 CC
47º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS - CONDUTORES TURISMO
11º FIA EUROPEAN RALLY CUP FOR DRIVERS - WEST
20051º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS - CONDUTORES ABSOLUTO
2º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS - CONDUTORES PROMOÇÃO
16º CAMPEONATO DE RALIS DOS AÇORES - CONDUTORES ABSOLUTO
20º CAMPEONATO DE RALIS DOS AÇORES - CONDUTORES PRODUÇÃO
11º CAMPEONATO DE RALIS DA MADEIRA - CONDUTORES ABSOLUTO
9º CAMPEONATO DE RALIS DA MADEIRA - CONDUTORES PRODUÇÃO
12º FIA EUROPEAN RALLY CUP FOR DRIVERS - WEST
20061º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS - CONDUTORES ABSOLUTO
1º CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS - CONDUTORES PROMOÇÃO
14º CAMPEONATO DE RALIS DOS AÇORES - CONDUTORES ABSOLUTO
20º CAMPEONATO DE RALIS DOS AÇORES - CONDUTORES PRODUÇÃO
11º CAMPEONATO DE RALIS DA MADEIRA - CONDUTORES ABSOLUTO
10º CAMPEONATO DE RALIS DA MADEIRA - CONDUTORES PRODUÇÃO
7º FIA EUROPEAN RALLY CUP FOR DRIVERS - WEST
200715º PRODUCTION CAR WORLD RALLY CHAMPIONSHIP
20088º PRODUCTION CAR WORLD RALLY CHAMPIONSHIP
20091º PRODUCTION CAR WORLD RALLY CHAMPIONSHIP
20101º PRODUCTION CAR WORLD RALLY CHAMPIONSHIP
201123º WORLD RALLY CHAMPIONSHIP
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