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 HISTÓRIA DO CAMPEONATO MUNDIAL DE RALI (WRC) – PARTE 6

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MensagemAssunto: HISTÓRIA DO CAMPEONATO MUNDIAL DE RALI (WRC) – PARTE 6   Dom Nov 29 2015, 19:26

HISTÓRIA DO CAMPEONATO MUNDIAL DE RALI (WRC) – PARTE 6


CARROS
Os veículos utilizados no Campeonato Mundial de Rally são carros de rua preparados pelos fabricantes e aprovados pela FIA para a competição. Há uma série de aprovações que têm variado ao longo da história. Na década de 70, os veículos foram classificados como: Grupo 1, Grupo 2, Grupo 3, Grupo 4 e Grupo 5; mas estas regras bastante complicadas são simplificados nos anos 80 com o nascimento do lendário grupo B. Estes veículos eram muito poderosos e inseguro e foram substituídos por Grupo A, devido a vários acidentes fatais em 1986. Durante a década de 90 veículos que foram usados ​​seria do Grupo A.
 
Em 1997, a FIA estabeleceu uma nova categoria que iria reinar durante anos no mundo: a Car World Rally. Estes veículos são aqueles utilizados por equipas oficiais (Citroen, Ford, etc.), mas é também muitas vezes visto competir com qualquer equipa privado.
 
O Car World Rally decorrentes do regulamento sobre o Grupo A, no entanto, há uma diferença significativa entre um carro Grupo A e um World Rally Car, e é descrito pela aprovação como para aprovar o primeiro necessário para construir 2.500 unidades base que inclui turbo veículo a motor e tração nas quatro rodas, enquanto o último pode partir de qualquer carro de produção de quatro lugares com motor dianteiro, comprimento mínimo de 4 m, dos quais 25.000 unidades são produzidas anualmente. Não é necessário que o carro possui tração nas quatro rodas e o motor tem turbocompressor. Dentro das limitações do WRC, estão a ser preenchida por um peso mínimo de 1.230 kg, o motor não pode exceder 2.000 cc e que pode ser modificada suspensão traseira (daí o eixo traseiro) se o carro de base é tração simples como o eixo original deve ser substituído por uma célula para alcançar AWD.
 
Além do World Rally Car, os veículos também são utilizados com outras aprovações: Grupo N, S1600, S2000. Estas categorias menos competitivas são utilizadas por equipas privadas, principalmente por causa de seu baixo custo.
 
AERODINÂMICA
Normalmente, a aerodinâmica dos carros é mais importante em um circuito em um comício, mas a concorrência nos carros WRC estão mais próximos do que nunca e as equipas têm seus carros sob o microscópio para olhar para qualquer coisa que pode fazer a diferença.
 
Novas características aerodinâmicas dos Rally Cars mundo gosta do para-choque dianteiro, spoilers traseiros e sistemas de refrigeração são projetados para garantir que o fluxo de ar ao redor do carro, gerar aderência e aumentar a estabilidade.
 
Quando um carro de rali se move lateralmente, os dispositivos aerodinâmicos tornam-se menos eficaz eo carro perde aderência. As asas traseiras dos carros são normalmente concebidos para assegurar aderência mesmo quando o carro se transforma em curvas apertadas.
 
A ventilação do motor é outro elemento-chave sobre aerodinâmica. Na longa e muito quente como o rali Rally da Grécia, para manter a temperatura do motor sob controlo exige fluxo máximo de ar através do radiador e refrigeração. No entanto, quando um carro de rali viaja seções muito rápidas, ar refrigeração tarde demais pode causar um arrastar e reduzir a velocidade máxima.
 
TAMPÃO
O amortecimento de um World Rally Car consiste em um suporte, duas molas e um amortecedor em cada roda. Os primeiros amortecedores pode ser ajustado em altura para se adequar ao tipo de terreno e em segundo na forma de óleo de trabalho fluxos localizado no interior da própria almofada.
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